A Ação Jovem Pela Terra de Santa Cruz é um movimento que tem como meta despertar na juventude, ideais, valores e princípios morais, que outrora formavam seu caráter, sendo eles provenientes da Civilização Cristã.
Hoje os jovens sentem um certo vazio dentro de si e buscam encontrar valores superiores, pelos quais a vida tenha valor.
Para esse fim, a Ação Jovem promove várias atividades junto à juventude, como por exemplo: simpósios, círculos de estudos, palestras e reuniões de cunho histórico, filosófico, político-social, teológico, baseados sempre em fatos da atualidade; acampamentos; passeios culturais; e tudo que uma juventude precisa para uma boa formação.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas e se revestem de práticas antigas e tradicionais sendo embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. Um grande exemplo disso é a Cidade de Itu (interior paulista) onde a Ação Jovem tem uma casa de apostolado, e desde alguns anos também participa da confecção desses tapetes.
Durante a confecção dos tapetes:
Várias pessoas admirando...
...repórtes e o público em geral registrando com fotos o trabalho